/Biblioteca
Confira artigos e
publicações sobre
comunicação, gestão e
sustentabilidade
-
/Consumo consciente: Por onde começar
Seria pouco provável encontrar alguém contrário à preservação do meio ambiente. Em geral, todos concordam com a necessidade de se utilizar mais racionalmente os recursos naturais, gerar menos lixo e poluir menos o ar e a água. Todos desejam um planeta mais limpo e saudável. Mas, se isso é desejo de todos, ou pelo menos […]
-
/Protagonismo dos catadores na cadeia do lixo muda cenário social
A gestão de resíduos sólidos vai além da limpeza urbana e da preservação ambiental, engloba as questões de inclusão social e promoção da cidadania. A catação é fonte de geração de trabalho e renda para muitos que não têm qualificação formal.
-
/O design revolucionário e educador de Águida Zanol
O design aproxima o consumidor da reflexão sobre os processos porque passam os bens que consumimos, sendo cada vez mais necessárias as tecnologias que prolonguem a vida útil dos resíduos e ganhem tempo para encontrar novas possibilidades de transformação dos materiais.
-
/Cidadania e Responsabilidade Social
A Rede Jovem de Cidadania, iniciativa discutida ao longo deste livro, é uma experiência concreta de articulação de conhecimentos e potencialidades de diversos atores na construção de uma importante rede de promoção do desenvolvimento social.
-
/Empresas ganham com a união do jornalismo e das relações públicas
Finalmente, chegamos à era da comunicação institucional - ufa! Também pudera, o mundo mudou, a sociedade mudou e com a comunicação não seria diferente.
-
/Organizar o lixo é um ato de amor
É comum ouvir a expressão de que “o lixo é riqueza”. A cada dia, essa afirmativa se confirma mais e mais. Hoje, já se sabe que muito daquilo que é jogado fora, tem como ser reaproveitado, transformado ou reciclado. Até mesmo os restos de comida são valorosos, pois podem ser processados e virarem adubo. Para […]
-
/Parceria na gestão do lixo beneficia regiões de ecoturismo
Iniciativas para uma melhor gestão do lixo são crescentes nos grandes centros e também em municípios e distritos da zona rural, onde a sociedade se organiza para fortalecer a cadeia produtiva do lixo e enfrentar os desafios para dar destinação adequada aos resíduos que gera.
-
/Comunicação corporativa
Compreende um conjunto de ações, estratégias e processos desenvolvidos para promover a imagem de uma empresa nos mercados de seu interesse, junto aos segmentos ligados ao seu negócio e à opinião pública.
-
/Um novo conceito fará a diferença entre os produtos
Em artigo publicado no site do Instituto Akatu, Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU afirma: “A única escolha para crescer nossas economias é aumentar radicalmente o que os economistas chamam de ‘produtividade’ – fazer mais, com menos. Precisamos mudar os padrões, tanto de produção quanto de consumo do nosso sistema econômico atual linear de extração, produção, […]
-
/Os investimentos financeiros podem ser sustentáveis (ou não)
Embora o indivíduo faça coleta seletiva, economize água, energia elétrica e papel, use transporte coletivo, combata o consumismo, coma menos carne, compre alimentos da estação e de fornecedores próximos à sua casa, ainda assim, ele pode estar contribuindo indiretamente com o aumento do lixo, da poluição, do efeito estufa e da devastação ambiental, conforme suas […]