/Biblioteca

/O tal primeiro mundo


Educação e pontualidade são características marcantes na capital inglesa, mas o que também se destaca são as atitudes de cidadania. Filas e pedidos de desculpas são comuns nas ruas dessa cidade linda. Comecei a me perguntar o por que dessa cultura ser tão diferente da brasileira.

No Brasil é comum nos corrompermos; tentamos sempre o caminho mais fácil, seja estacionando em lugares proibidos ou aceitando a indicação de um parente para um emprego. Temos a cultura de não acreditar que o governo é responsável pela boa estrutura da cidade, a fim de proporcionar bem-estar, segurança e conforto à população. Aceitamos uma corrupção descarada, deixando faltar, além de outras coisas, o básico para a população: respeito.

Com uma cultura comunitária, os ingleses respeitam as leis, e a impunidade é quase nula. As leis são cumpridas e as pessoas são menos corrompidas. Há atendimento médico gratuito para todos, transporte eficiente e educação qualificada. Acredito que isso ocorra porque o dinheiro investido pelo país chega ao destino planejado.

É claro que a Europa está há 1500 anos em nossa frente, sem contar que a colônia de exploração implantada pelos portugueses no Brasil nos fez crescer com o pensamento de que não há ajuda, é você o responsável pelas suas conquistas, sem apoio do governo ou de ninguém.

A quantidade de brasileiros viajando e vivendo fora do país é tamanha. Chego a acreditar que eles possam receber influência positiva dessa cidadania e voltar ao Brasil com maior comprometimento no coletivo. Há também que considerar a evolução do Brasil no sentido da mobilização para o bem comum, como por exemplo, a crescente organização da sociedade civil e o interesse em participar das discussões. É preciso agora que nossas atitudes cidadãs sejam colocadas em prática e que mostremos para o mundo que o nosso país, além de bonito e rico, é também formado por cidadãos que valorizam e lutam para um desenvolvimento sustentável.

 

_Por Ludmila Fontes

Relações Públicas (PUC Minas)

ludmila.fontes@yahoo.com.br