Comunicação Estratégica
- Consultoria para fortalecimento da identidade visual e educação ambiental em áreas de turismo ecológico – Associação Comunitária de Turismo e Meio Ambiente da Serra do Cipó (ACTUR)
- Assessoria na elaboração de peças e canais de comunicação institucional para o Grupo Tecpiso do Brasil
- Consultoria para elaboração de plano de comunicação e marketing para a Escola Jasmim
- Coordenação do Blog do Lixo, veículo de comunicação sobre sustentabilidade a partir do lixo.
- Consultoria para reestruturação da área de comunicação da Embrapa – Unidades Arroz e Feijão (Goiânia-GO) e Amazônia Oriental (Belém-PA) – de acordo com as diretrizes da política de comunicação nacional da Embrapa.
- Execução do plano de comunicação do projeto de reestruturação da área de recursos humanos da indústria Arisco e do projeto de implantação do software SAP, desenvolvido pelas consultorias Arthur Andersen e Ibersis.
- Elaboração do plano de comunicação e programa de relacionamento com médicos para a empresa Hemolabor – laboratório e banco de sangue (Goiânia-GO).
- Elaboração do planejamento institucional, plano de comunicação e acompanhamento da articulação de parcerias da ONG USUAR FARMA.
- Elaboração de manual para a elaboração de projetos sociais da Fundação CDL-BH.
- Planejamento institucional da empresa Ceramicando.
- Realização de diagnóstico institucional com foco na comunicação, para a empresa BerquóBrom Advogados Associados.
- Realização de pesquisa de opinião sobre a Comunicação entre o Simelgo (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Goiás) e as empresas associadas; e elaboração de plano de ação para abordagem das principais necessidades apontadas.
Elaboração de Projetos
- Elaboração de metodologia para a releitura dos projetos sociais do Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte-MG).
- Reformatação do projeto educacional Virtus Letramento, de forma a mensurar os resultados a serem avaliados como proposta de desenvolvimento social.
- Elaboração dos projetos apresentados para editais de financiamento:
- Petrobras Ambiental – Projeto: “Estruturação e Implantação da Gestão Ambiental Participativa na Bacia do Rio Preto – Serra do Espinhaço/MG: As Águas como Eixo Integrador de Esforços na Busca do Desenvolvimento Sustentável Regional”
- Petrobras Desenvolvimento & Cidadania – Projeto: Jovens protagonizando o desenvolvimento, por meio da geração de renda em Porto Nacional/TO.
- Ministério do Turismo – Projeto: Centro Memorial Mangalarga Marchador – Cachoeira do Campo / Ouro Preto-MG.
- Assessoria Técnica Gráfica o Lutador – Projeto: Fortalecimento Institucional e Educação Ambiental – Associação Comunitária de Turismo e Meio Ambiente da Serra – Jaboticatubas\MG
- Realização de diagnóstico sobre os potenciais atrativos turísticos de Timóteo-MG, com o objetivo de estruturar informações para o portfólio de negócios e oportunidades para o desenvolvimento regional.
- Coordenação da elaboração do projeto: Relações de Consumo: caminhos e desafios para uma sociedade consciente. (Universidade Federal de Minas Gerais / Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais).
- Elaboração do projeto editorial e do projeto de implementação do Blog do Lixo.
Captação de Recursos
- Análise de cenário para a prospecção de parcerias do aplicativo Urbanias (plataforma colaborativa de assuntos urbanos e gestão de cidades), da empresa Ilusis Interactive Graphics
- Coordenação de programas de treinamento sobre os temas “elaboração de projetos e captação de recursos”, promovido pelas organizações: Fundo Cristão, ASA, GIS, Instituto Holcim, Rede Cidadã, Instituto Hartmann Regueira e Suzano Papel e Celulose.
- Coordenação da captação de recursos em edital da Assessoria Técnica da Gráfica O Lutador, onde a ACTUR foi selecionada para receber apoio na impressão de materiais institucionais e de educação ambiental.
- Consultoria para a elaboração de Termo de Parceria entre o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais e o Governo de Minas Gerais, onde o MDC-MG foi nomeado como OSCIP responsável pelo atendimento de demandas sobre o tema Relações de Consumo.
- Realização do estudo “Cenário de investimentos corporativos na área de educação nos Estados de Minas Gerais e São Paulo”, com análise das políticas de responsabilidade social das empresas identificadas como potenciais parceiras para o projeto Virtus Letramento e acompanhamento do plano de prospecção de parcerias.
- Orientação para o planejamento institucional da ONG AboutFace Brasil e acompanhamento das estratégias para a captação de recursos e parcerias.